Este espaço foi criado com o objetivo de divulgar as boas práticas da nossa sala e da nossa escola.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Natal na EB1 de Travanca



Natal na EB1 de Travanca
Os alunos da EB1 de Travanca embelezaram uma rotunda, tiveram um almoço de Natal e uma surpresa do Pai Natal.
Os alunos, professores e assistentes operacionais da EB1 de Travanca, mais uma vez, aceitaram o desafio de embelezar uma das rotundas da freguesia. Com garrafas de plástico e muito trabalho, surgiram quatro lindas velas de Natal e que agora dão cor à «nossa» rotunda. Foram algumas horas dedicadas a este desafio que transformou os nossos alunos em verdadeiros artistas! Pintaram a cara, pintaram as mãos, os cabelos e até as roupas! Mas não deixaram de pintar centenas de garrafas! Foi assim que, nesta época natalícia, se alertou a população em geral para o impacto que os nossos comportamentos podem ter na preservação do ambiente. Reciclar e reutilizar materiais na construção de velas ecológicas! Uma ideia genial! 
Natal é época de tradição familiar. A refeição no Natal tem um significado diferente dos outros dias do ano, seja a ceia ou o almoço. Os professores, alunos e assistentes operacionais desta escola cumpriram, no último dia de aulas deste período, a tradição natalícia e reuniram-se ao almoço no ATL de Travanca. Este almoço de Natal contou com a colaboração de toda a equipa educativa do ATL e com a presença dos alunos, das educadoras e das assistentes do Jardim de Infância de Travanca.
Paredes enfeitadas com motivos de Natal e mesas decoradas para a época que vivemos! Foi deste modo que a sala de refeições do ATL se transformou num espaço natalício com a colaboração de uma encarregada de educação – Ana Gameiro- a quem todos agradecemos.
Acreditamos que também é à escola que cabe o papel de incutir o espírito de solidariedade e de união. É igualmente da responsabilidade da escola oferecer refeições saudáveis, equilibradas e seguras, que ajudem a preencher as necessidades nutricionais das nossas crianças. Nesse sentido, não faltou o bacalhau, as batatinhas e as couves cozidas e regadas com azeite. Mas como manda a tradição, também quisemos proporcionar às crianças momentos mais apelativos e gostosos com as deliciosas rabanadas, filhós, bolo-rei e até bolinhos de coco!
No último dia de aulas do 1º período, é costume cada criança, receber uma pequena lembrança do Pai Natal. Mas, este ano, o Pai Natal quis fazer uma surpresa diferente! De olhos fechados, as crianças entraram numa das salas e encontraram um espaço a lembrar uma pequena casa de brincar. Logo se puseram a brincar ao «faz de conta» na mini cozinha cheia de panelas e panelinhas. De imediato, se sentaram à mesa a comer as refeições, rapidamente preparadas, com peixe, carne, legumes e fruta de plástico! Não deixaram de brincar «às mamãs» com os bonecos que encontraram na caminha de madeira. Tocaram viola, brincaram com carrinhos nas pistas encontradas e fizeram de conta que eram mecânicos na bancada das ferramentas.
Acreditamos que o Natal também é tempo de partilha e esta será apenas uma das formas dos nossos alunos aprenderem a partilhar.
Um Feliz Natal!

Sem comentários:

Enviar um comentário