Este espaço foi criado com o objetivo de divulgar as boas práticas da nossa sala e da nossa escola.

sábado, 8 de março de 2014

Uma visita a uma vacaria




A EB1 de Travanca recebeu o 1º dia de aulas, depois do Carnaval, com algumas surpresas
           
            Tudo começou com o toque da campainha da escola, numa linda tarde de sol:
            - Trim! Trrim! Triiim!
            Reunimo-nos à sombra de uma magnólia, ou seja, uma árvore com flores cor-de-rosa. A nossa professora referiu alguns motivos que faziam deste dia, um dia especial, como por exemplo, o calor, a colocação de estrume e o seu cheiro muito mau, apesar de ser o que faz com que os vegetais e frutas cresçam. Também mencionou que tinha nascido um vitelo. Além disso, tínhamos que festejar pois agora já temos uma pequena horta! Os empregados da Junta de Freguesia estavam a colocar terra com a pá do trator no buraco da horta e a alisar a terra.           Todos os alunos bateram palmas mas penso que o senhor Manuel e o senhor António Pires não ouviram por causa do barulho do trator.
            De seguida, a professora Paula perguntou:
            - Quem é que já viu uma vacaria?
            - Eu! Eu! Eu! - Exclamou meia dúzia de alunos.
            - Ora bem! Eu e a professora Paulinha estivemos a conversar com os donos daquelas terras para onde alguns meninos, infelizmente, costumam atirar pacotes de leite e algumas embalagens vazias de iogurtes. Fomos lá pedir-lhes um pouco de estrume para a nossa horta. Muito felizes, disseram-nos logo que nos davam todo o estrume que precisássemos e que até vinham trazer à escola. Também nos perguntaram:
            - Professoras, quereis vir com os alunos visitar a nossa vacaria? Sabem que hoje nasceu um vitelo? Não acham que os meninos iam gostar de ver?
            Perante este facto, só nos restava aceitar o convite. Saímos da escola, a pares e passados cinco minutos já estávamos ao lado da D. Helena que segurava o seu cão preto e peludo que teimava em dar saltos e ladrar de contentamento, por ver tantas crianças.
            Entrámos na vacaria. Cheirava muito mal! Os primeiros alunos a verem o vitelo recém-nascido foram os alunos do 4º ano. Uma colega minha que se chama Cíntia, gosta tanto de coelhos que até batizou um com o nome de «Fofinho». A seguir, fomos para um piso superior onde estavam muitas vacas. Duas dessas vacas deviam estar assustadas e, muito alto, estavam sempre a fazer:
            - Muuuuu! Muuuuuu!



Saímos desse sítio e estivemos à espera que os alunos do 3º ano saíssem do local da ordenha, para continuarmos a nossa visita. Enquanto esperávamos, alguns meninos da minha turma aproveitaram para colocar algumas questões e ficarem sem dúvidas. A D. Helena respondeu a tudo e a todos, sempre com muita paciência. Entrámos e vimos três máquinas de tirar leite e a D. Helena demonstrou-nos como se faz a ordenha às vacas. Os donos metem as vacas num local preso e pegam numa máquina com quatro tetinas para colocar nas tetas da vaca. Depois montam uns pequenos tubos por onde o leite estragado cai para um balde. De seguida, passámos, em filinha, para ver o leite que já estava numa grande vasilha de metal e cheirá-lo. Vi que esse tal leite ainda tinha alguma espuma e que estava a 1 grau. No entanto, quando o leite sai da vaca está a uma temperatura de cerca de 30 graus!
Na minha opinião, este dia foi muito divertido e ficámos a saber como funciona uma vacaria. Foi uma aula fora da sala de aulas.
Texto escrito pelas alunas do 4º ano da EB1 de Travanca:
Ana Sofia, Carolina, Gabriela

Para ver as fotografias clique abaixo:

visita á vacaria


Sem comentários:

Enviar um comentário